Ratos representam o tempo de forma linear ou logarítimica?


O artigo publicado agora na Behavioural Processes, de autoria de Linlin Yi, estudou como os ratos previam as ocorrências de reforços positivos a partir da teoria do tempo linear. A Teoria prediz que o tempo subjetivo é uma função linear do tempo físico e o erro padrão aumenta proporcionalmente com a média e a discriminação temporal é feita por uma proporção. Se a representam for logaritimica, o tempo subjetivo será uma função logaritimica do tempo físico, a variabilidade será uma constante em escala log e a representação é feita levando em conta uma diferença.
Yi revisa brevemente e recorda que um experimento com ratos publicado em 1981 sugere uma representação linear do tempo para esses roedores. Humanos também teriam uma representação linear. Por sua vez, pombos possuem uma representação log.

E os ratos de Yi? Veja o experimento, os resultados e a discussão acessando o artigo: Yi, L (2009) Do rats represent time logarithmically or linearly? Behavioural Processes, 81: 274–279.
O acesso à BP pode se via portal dos periódicos Capes.
Caso você tenha dificuldade em conseguir o artigo, poderei emprestar o meu para devolução após a leitura; peça pelo email: vannerboere@uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se você é agressivo, seu cão também será agressivo

O Prof. Gilson Volpato publica a terceira edição do livro "Publicação Científica"