domingo, 3 de maio de 2009

Carta do Forum das Sociedades de Zoologia ao Presidente da Capes


"Dr. Jorge Almeida Guimarães
Presidente da CAPES


Senhor Presidente,

A instituição de uma metodologia continuada de avaliação da produção cientifica brasileira pela CAPES parecia representar, em um primeiro momento, um estímulo saudável ao aprimoramento da produção científica nacional. De fato, a implantação do QUALIS aprimorou substancialmente a qualidade de nossas revistas e a produção científica de nossos programas de pós-graduação. A comunidade científica não somente procurou publicar em periódicos com maior índice de impacto como também foi visível o esforço por parte de vários editores de revistas nacionais em melhorar a qualidade dos nossos meios de divulgação, na esperança de ver suas revistas reconhecidas pela CAPES.

Entretanto, o devido reconhecimento pelo esforço empreendido não veio. Pelo contrário, percebemos agora, com apreensão, que algumas das mais importantes revistas nacionais na área de Zoologia foram rebaixadas no novo QUALIS, apesar das melhorias substanciais pelas quais vêm passando." Clique aqui para ler a íntegra da carta.

A carta supra foi subscrita pela diretoria da SBEt, em consonância às idéias para a melhoria do sistema de avaliação Qualis, cuja atual configuração tem penalizado importantes veículos brasileiros de publicação em zoologia e etologia.

Nenhum comentário: