terça-feira, 26 de maio de 2009

O Portal de Periódicos da Capes está dando acesso aos dados dos Journal Citation Reports


O Portal de Periódicos da Capes recentemente permite acessar os dados do Journal Citation Reports (JCR), onde é possível verificar os índices de impacto de seis mil periódicos científicos. O JCR é publicado pela Thomson Reuters por meio da plataforma ISI Web of Knowledge.

Há controvérsias sobre o índice de citação como indexador da importância de um periódico. Contudo serve para balizar aos pesquisadores onde publicar o seu artigo. O JCR é considerado um veículo dos mais importantes pelos países que mais publicam como os EUA e a Alemanha. A CAPES utiliza o JCR para verificar em parte o impacto de artigos e a concorrência entre pesquisadores. Um erro comum é classificar a produção de um pesquisador apenas pelo índice de impacto das revistas onde publicado. Não queremos aprofundar por enquanto essa discussão, mas com o termo “cientometria” o interessado poderá pesquisar muita informação na web.

Lá no site estão os índices de impacto das mais importantes revistas que publicam artigos em ciências do comportamento, segundo a classificação do JCR. Logicamente que, dos cem mil periódicos científicos do mundo, existem muitos outros periódicos que também veiculam artigos em comportamento animal, mas que não estão abrangidos pelo JCR. Inclusive tradicionais e sérios periódicos brasileiros.

Nenhum comentário: