quarta-feira, 20 de maio de 2009

Para que serve a quela maior de um lagostim?


A quela (a pata) maior do lagostim serve para se defender de predadores? Para se locomover? A quela (a pata) maior do lagostim serve para manipular a fêmea durante a corte e cópula. Mas não é só isso. Rachelle Belanger da Universidade de Alberta, Canada, fez um experimento engenhoso e descobriu uma outra função da quela maior do lagostim (Orconectes rusticus, foto acima). Ela fez um bloqueio quimiossensorial na quela maior de alguns lagostins machos e deixou outros sem bloqueio. Quando expostos às fêmeas, os lagostins machos sem bloqueio localizaram a fêmea e sacudiram a quela mais vezes, enquanto os lagostins com bloqueio não esboçaram o mesmo comportamento. Nas quelas maiores há uma série de sensores químicos e em maior abundância em machos adultos. Existem quimiorreceptores ao longo do corpo dos lagostins e a pesquisadora sugere que o balanço da quela maior é parte de um conjunto de comportamentos no contexto reprodutivo dessa espécie.

O artigo foi publicado na Crustaceana , um periódico sem acesso livre e que não é franqueado pela CAPES. Pedimos à autora que nos enviou o artigo e mais dois outros sobre o tema. Disponha se quiser.

Belanguer & Moore (2009). The role of the major chelae in the localization and sampling of female odours by male crayfish, Orconectes rusticus (girard, 1852). Crustaceana, 82 (6): 653-668

Nenhum comentário: