quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A força do comportamento animal para melhorar a tecnologia


Não é de hoje que o comportamento animal fornece bases para a ciência tecnológica. Há muito o que aprender com os animais e os etólogos possuem um papel essencial nisso.
Dois pesquisadores, Dr. Quijano (da Colombia) e Dr Passino (dos EUA) publicaram em 2010 um estudo em que desenvolveram um algorítimo para otimizar a alocação de recursos dinâmicos. Baseado no comportaemnto de forrageio na colméia, os pesquisadores propõem uma série de equações para solucionar problemas, exemplificando a aplicação em tecnologia da geração e aproveitamento de calor em sistemas de produção. Os pesquisadores defendem que o mesmo modelo pode ser aplicável para várias soluções na economia humana ou em decisões animais.
O artigo, apesar de ser recente, já foi citado 21 vezes. Foi publicado no periódico Engineering Applications and Artificial Intelligence, v. 23, p. 845-863.
Para quem nâo se assusta com matemática complexa, vale a pena ler. Eu não entendi as equações mas o texto está muito bonito, bem ilustrado e serve de exemplo para uma possível aplicação da fascinante ciência que praticamos.

Nenhum comentário: