Padrão de sono é determinado por limitações energéticas, não predação


Uma explicação bem aceita explicando porque os animais tem ciclos de sono e despertar durante a noite é que isso reduziria o risco de ser predado. O sono REM alternado com o sono Não-REM, seguido muitas vezes de um leve despertar em mamíferos, também parece ser uma estratégia antipredatória. Ou seja, o despertar várias vezes durante a noite seria um comportamento antipredatório.
Um grupo de pesquisadores realizaram uma revisão comparando filogeneticamente os padrões e a ecologia comportamental de várias espéceis de animais. Os autores concluíram, que nem a duração do ciclo e nem o tipo fásico poderiam ser explicados como uma estratégia antipredatória. Os autores encontraram uma relação inversa entre tamanho pequeno, duração dos ciclos e sono mais prolongado. Como se sabe, animais pequenos precisam de mais energia. Ler o artigo pode elucidar melhor esse surpreendente argumento contra-intuitivo.
Capellini, et al. (2008) Energetic constraints, not predation, influence the evolution of sleep patterning in mammals.Functional Ecology, v 22, 847–853.

Postado por Vanner Boere.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se você é agressivo, seu cão também será agressivo

O Prof. Gilson Volpato publica a terceira edição do livro "Publicação Científica"

Passarinhos (não são corvos nem papagaios) reconhecem pessoas rapidamente em ambiente urbano