O significado da pesquisa em Comportamento Animal


Em 1999, o pesquisador Charles Snowdon, escreveu um texto que ainda é uma pérola para quem quer e está estudando comportamento animal (Snowdon, C 1999. O significado da pesquisa em Comportamento Animal. Pesquisa em Psicologia 4(2), 365-373.)
Este texto, de leitura simples e ao mesmo tempo muito interessante, chamou minha atenção ao reforçar a importância de estudos relacionados ao comportamento animal. E infelizmente muitas vezes nem mesmo as pessoas que estão envolvidas na área se atentam para a importância deste tipo de pesquisa. Concordo que é importante estudarmos e entendermos o comportamento dos animais, até mesmo para nos conhecermos melhor (como foi muito bem demostrado no Livro “Eu Primata”, de Frans de Wall), onde ele faz um paralelo entre humanos, chimpanzés e bonobos e mostra que ora nós “assumimos” mais o comportamento dos chimpanzés, e outas vezes deixamos fluir o comportamento dos bonobos para a resolução de nossos conflitos; mas penso que estudar o comportamento animal deveria ser importante por si só, pelo valor que “eles” têm, ainda mais porque em grande parte das vezes se eles apresentam algum desequilíbrio comportamental é porque nós humanos interferimos no seu equilíbrio visando nosso próprio bem estar.
Só acho lamentável que a pesquisa ainda esbarre em questões financeiras que muitas vezes acabam causando entrave em estudos de extrema importância para a conservação da vida, tanto a deles como a nossa.

Postado por Alba Zilocchi Coli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se você é agressivo, seu cão também será agressivo

O Prof. Gilson Volpato publica a terceira edição do livro "Publicação Científica"