quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Programação Oficial do XXVII Encontro Anual de Etologia


Já está no site do encontro a programação completa:
http://www.xxviieae.com.br/index.html

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Convocação para Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Etologia

O Presidente da Sociedade Brasileira de Etologia convoca todos os seus associados, conforme determina o Estatuto vigente em seu artigo 14º, 15º e 16º, para no dia 14 de novembro de 2009, às 19h30min em primeira chamada, exigido o quorum mínimo de dois terços dos associados quites com a anuidade, e às 20h00min, em segunda chamada com qualquer número de associados quites, para se fazerem presentes no salão de conferencias do XXVII Encontro Anual de Etologia, na cidade e Bonito, MS, para deliberarem em Assembléia Geral Ordinária, sobre os seguintes assuntos:

1. Admissão de novos sócios.

2. Situação e definição de estratégias para a Revista de Etologia

3. Relatório de Atividades da Diretoria

4. Reajuste na anuidade.

5. Proposta de Atividades para 2010

6. Escolha do coordenador e da sede do Próximo Encontro de Etologia

7. Prestação de contas do XXVII EAE

8. Outros assuntos.

Brasília, 13 de novembro de 2009.

Vanner Boere Souza

Presidente

Wilton Pereira

Secetario Geral

XXVII Encontro Anual de Etologia - "Darwin" e John Alcock em Bonito... e muito mais!


Prezados inscritos no XXVII Encontro Anual de Etologia,

É com grande satisfação que divulgamos este informativo do XXVII Encontro Anual de Etologia.

A programação científica do evento está concluída e, neste momento, podemos fazer um balanço estimulante.

Um mês antes do evento, temos perto de 400 inscritos e aproximadamente 220 resumos aprovados, com participantes de 21 estados brasileiros e de sete países (Brasil, Argentina, Uruguai, EUA, Inglaterra, Bélgica e Alemanha).

John Alcock, que fará a conferência de abertura, está muito animado com a vinda ao Brasil. E nós, muito orgulhosos pela sua visita. A presença de Leslie Knapp e Anabela Pinto (as duas de Cambridge - UK), Robert Murphey (Univ. California - Davis), Didier Demoulin (Univ. Livre de Bruxelles - Belgique) e Héctor Ricardo Ferrari (Faculdad Ciencias Naturales - Argentina) darão ao evento caráter internacional.

Nossos convidados brasileiros também são de primeira classe: Eleonora Trajano (USP) nos brindará com seu entusiasmo e competência, falando sobre evolução do comportamento em ambientes cavernícolas; Cleber Alho (Uniderp) apresentará uma palestra sobre estratégias de comportamento de vertebrados do Pantanal; Neiva Guedes (Uniderp), incansável batalhadora, falará sobre comportamento de arara-azul e o querido César Ades (IEA-USP) dará a palestra "Darwin: um naturalista no mundo das emoções".

Simpósios sobre Comportamento e Conservação, Comportamento de Peixes Recifais e de Água Doce, Desafios de Divulgar a Evolução e Bem-Estar Animal completam a densa estimulante programação científica.

A belíssima exposição REvolução de Darwin (originalmente montada no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS) terá sua versão no Mato Grosso do Sul, ampliando o debate dobre darwinismo, evolução e comportamento animal.

Haverá ainda o concurso de Fotografia de Animais Silvestres (uma câmera digital compacta para o primeiro colocado) e premiação do Melhor Pôster de Iniciação Científica (com um notebook para o primeiro colocado). Regras dos concursos estão no site do evento.

O XXVII Encontro Anual de Etologia será também o primeiro evento científico do Mato Grosso do Sul com as emissões de carbono neutralizadas, em uma ação pioneira da Habitat: informação e cultura para a sustentabilidade em pareceria com a Engenheira Ambiental Luiza Coelho.

Por tudo isso, convidamos a comunidade acadêmica a aproveitar esta fantástica oportunidade e participar do maior evento de Etologia do país. Convide, ainda, seus colegas para virem a este evento, que certamente marcará época.

Nos vemos em Bonito!

Um cordial abraço,

José Sabino
Coordenador do XXVII Encontro Anual de Etologia
http://www.xxviieae.com.br

Projeto Peixes de Bonito - Universidade Anhanguera - Uniderp
Rua Alexandre Herculano, 1400 - Jd Veraneio
79037-280 Campo Grande - MS - Brasil
sabino-jose@uol.com.br

sábado, 3 de outubro de 2009

Elefantes podem reconhecer grupos étnicos


Pesquisadores da St Andrews University descobriram que elefantes (Loxodonta africana) reagem diferentemente para membros de diferentes tribos africanas. Quando confrontados com pessoas da etnia Massai elefantes se tornam mais arredios e agressivos em relação à exposição a pessoas da tribo Kamba. Os elefantes procuram se deslocar contra o vento e entre capinzais altos, mesmo que essa vegetação represente apenas 7 % do território, quando há membros da etnia Massai por perto. Os autores acreditam que são os hábitos dessas duas etnias que fornecem estímulos (visuais, odoríficos, etc) que causam medo e agressividade nos elefantes. Por exemplo, os Massai são pastores de gado, semi-nômades e se alimentam de leite, sangue e de carne dos seu bovinos, Os Kamba são mais generalistas, possuem uma dieta mais rica em vegetais. Além disso, há algumas histórias de conflito entre elefantes e o gado dos Massai.

Veja o artigo: Bates et al. Elephants classify human ethnic groups by odor and garment color." Current. Biology 17, 2007. DOI 10.1016/j.cub.2007.09.060

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Adiamento do envio de resumos

Devido à greve dos bancários, a data final para o envio dos resumos foi adiada para dia 9 de outubro.

Consulta aos sócios sobre temas para a Assembléia Geral Ordinária


Prezadas e prezados sócios

Venho gentilmente solicitar sugestões de tópicos que poderão ser debatidos na próxima Assembléia Ordinária da SBEt a ser realizada na cidade de Bonito, MS, no Encontro de Etologia.

Preliminarmente temos os seguintes tópicos em pauta

1. Admissão de novos sócios.

2. Situação e definição de estratégias para a Revista de Etologia

3. Proposta de Mini-cursos itinerantes

4. Divulgação da SBEt

5. Situação contábil e administrativa da SBEt

6. Reajuste na anuidade.

7. Prestação de contas do XVII EAE

8. Próximo encontro de etologia

9. Outros assuntos

Aguardaremos até dia 8 de outubro para avaliar as sugestões enviadas.

Muito agradecido

Vanner Boere

Presidente